segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Em Natal, ponto de observação do eclipse solar atrai centenas de pessoas



Centenas de pessoas se reuniram no Parque da Cidade, em Natal, na tarde desta segunda-feira (21) para observar o eclipse solar. A Associação Norte-Riograndense de Astronomia instalou no pátio de eventos do parque um telescópio adaptado que projetou a imagem do sol para observação coletiva.

Além disso, para segurança dos observadores, foram disponibilizados óculos e dispositivos com proteção.

A psicóloga Jaíra Furtunato levou as filhas Helena, de 9 anos, e Júlia, de 15, para observar o eclipse no parque e aprovou a experiência. "Acho importante a experiência principalmente para as crianças. Foi possível ver a expressão de surpresa delas e ouvir inúmeras questões elaboradas a partir das próprias observações delas", disse.

"Foi muito legal. Quando o sol se pôs escondido ainda estava no eclipse e a gente conseguiu ver com um vidro pra proteger a vista", disse Helena.
De acordo com os astrônomos que organizaram o ponto de observação, em Natal, até o pôr do sol o fenômeno chegou aos 36% do sol encoberto pela lua.

Fenômeno

O primeiro eclipse solar total que será visto de costa a costa em quase um século nos Estados Unidos.

O eclipse observado nesta segunda-feira (21) é solar total. Nesse tipo de eclipse, o sol, a lua e a Terra estão bem alinhados, quase em linha reta. A lua, então, bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

IDEMA Nega fechamento de desvio na BR-304 e que realizou qualquer tipo de inspeção no local

  NOTA À IMPRENSA O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA informa que não realizou nenhuma operação para parali...